Crítica | Pictures Of The Warm South


★★★★★
5/5

É difícil encontrar artistas tão atentas aos acontecimentos atuais quanto Vanessa Rossetto. Seu tato em capturar a essência das coisas – ou, pelo menos, a essência do som delas, é uma das formas mais lindas de não somente recordar, mas também transmitir, expor e justificar sua passagem pelos planos dos acontecimentos atuais, fazendo o que, muitas vezes, ninguém faz. Ouvir o que não se ouve. Prestar atenção ao que nada – nem ninguém – pode representar, exceto ela.

Pictures Of The Warm South se encaixa perfeitamente nessa descrição. Não porque seja um álbum que usa gravação de campo como parte de sua composição, pois vai para além disso, e sim devido a capacidade de penetrar nos ambientes e coletar fragmentos vocais, aplausos, música ou qualquer coisa que instigue sua prescrição sonora e seja suficiente para preencher suas duas horas de duração. É nesse tempo que Vanessa busca transmitir sua mensagem, seu toque agridoce de atualizações, e o faz com uma sensibilidade com requintes cruéis.

Cruéis porque ela de fato adentra espaços mais fechados, claustrofóbicos, do que aqueles representados por suas gravações, transpostos para composições com paletas eletroacústicas e drones. Há uma combinação desses estilos. O silêncio é levemente perturbado antes de ser completamente destruído por ruídos, estalos e texturas que imprimem fluidez na significação estética que o tinido, o estrondo e cacofonia em suas mãos, se torna. Ela cria origamis com esses sons, torcendo-os, contorcendo-os e os exprime até extrair seu sumo. É por isso que Pictures Of The Warm South soa atento a um nível tanto quanto absurdo. O instante de sua gravação imprime o que é atual, e a sua natureza comum representa, sem maiores afeições, esse presente instante.

Selo: Erstwhile
Formato: LP
Gênero: Experimental / Sound Collage, Field Recordings

Matheus José

Graduando em Letras, 24 anos. É editor sênior do Aquele Tuim, em que integra as curadorias de Funk, Jazz, Música Independente, Eletrônica e Experimental.

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