
★★★☆☆
3/5
Playlist Rd da Dz7, disco do DJ RD DA DZ7, começa com “Gargalhada do Meu Ak”: uma percussão minimalista, quase tribal, em que as acapellas dos MCs percorrem toda a minutagem sobre um único beat extremamente marcado — como se fosse o prenúncio de algo que ele estivesse, há anos, preparando para lançar. É assustador, especialmente quando o agudo se ergue repentinamente. O disco segue com esse trabalho de percussão diferenciado em faixas como “Automotivo Melodia Natalina” e “Fusão Bruxaria Vs Ritmação” — esta última com mais elementos, sobretudo os derivados do ritmo comum na Zona Norte (ritmado, aresta mais percussiva do Mandela), realçados pela presença do DJ Jeeh FDC.
É aí que se revela um design de som refinado. Cada batida, mesmo dentro da melodia característica do funk, soa diferente, estranha ou prestes a desafiar o ouvinte — seja em uma escuta cotidiana ou numa audição mais apurada. Apesar de seguir a ideia de uma playlist, com variedade de sons e músicas que não obedecem exatamente a uma ordem, este é um disco que se posiciona dentro do universo do Mandela, pendendo mais para o estilo ritmado do que para qualquer outro — o que explica o trabalho de percussão sofisticado. São beats xilofonados, finos e doces, que lembram muito os trabalhos de nomes como DJ Jeeh FDC, que participa aqui, e DJ Guina. Isso faz com que o disco recorra a alguns maneirismos que DJ RD DA DZ7 tenta evitar por meio de um estudo cuidadoso de ritmos e timbres.
É por isso que o clima muda em “Bruxaria Sem Putaria”, que, como o nome indica, abraça o bruxaria — mas da mesma forma que o ritmado: com batidas minimalistas. “Putaria do Kalibamento” é o exemplo perfeito disso. Você espera que as acapellas de MC Vuk Vuk e Meno Sant sejam interrompidas por um tuim — uma espécie de drop —, o que não acontece, obviamente. É uma quebra de expectativa que só se efetiva por meio dessa estrutura quase típica do funk paulista de vanguarda.
Selo: Funk 24por48
Formato: LP
Gênero: Funk / Mandelão