★★★☆☆
3/5
Os longos minutos de ICONOCLASTS se arrastam sem que haja uma maior intenção do que perpetuar os temas que Anna von Hausswolff busca abordar com seu canto igualmente arrastado. Nada, porém, parece extravasar, sair dos trilhos ou nos segurar por um fio à beira do precipício. O mais interessante é que, quando saiu, o disco recebeu uma atenção gigantesca por parte do público fã de música alternativa, dada a presença de Ethel Cain aqui. E talvez, para essas pessoas, este realmente seja um disco de tirar o fôlego; uma obra que não segura, mas que joga o ouvinte do precipício. Parte desse apelo está na formação de compositora e organista de Anna, que parece atentar-se ao fato de saber criar momentos extremamente catárticos.
Funciona muito bem quando se busca justamente isso. E ela tem ótimas noções de como trazer cada nota, cada toque, para uma câmara de eco em que perpetua essas microexplosões, seja com sua voz, seja com os instrumentais. E seu canto é o que mais chama atenção. Imagine ouvir uma artista que, por muito tempo, usou instrumentos para expor sua emoção e, na sequência disso, ouvir sua voz transmitir agora tais emoções? É o gancho perfeito para atingir picos de adrenalina, como faz em “The Mouth” e “Stardust”, esta última com saxofones que estouram as estruturas que ela estabelece com seus vocais e acenos ao jazz. É o ponto alto do disco, a culminação de todos os elementos que fazem dele, em maior ou menor grau, essa obra que atrai atenção pelo choque.
A música com Ethel Cain, “Aging Young Women”, é outro destaque, essencialmente por ser menos sobre Ethel Cain e mais sobre Anna ditando um caminho diferente dentro do próprio registro, um instante sinfônico de ponta, com os órgãos tomando a frente enquanto suas vozes duelam em um pop tão acessível quanto “The Whole Woman”, com Iggy Pop. O melhor de tudo é que ICONOCLASTS é um disco leve. Por vezes suave, o que vai contra o que parece apontar em sua arte de capa, nos instantes iniciais e no próprio choque que provoca.
Selo: YEAR0001
Formato: LP
Gênero: Experimental