Crítica | 映帶する煙


★★★½

映帶する煙 se desenvolve em sua lírica profunda sobre a vida por meio de flexões eletrônicas misturadas com folk.

O sentimento, em sua natureza real, é algo volátil, e está a todo momento subordinado a constantes transformações, acompanhando sempre as diferentes formas que experienciamos o mundo. As camadas da vida cotidiana, através das trocas de experiências com outros seres humanos, constroem as emoções que sentimos ao longo de nossas vidas.

E é com base nisso que o japonês Ohzora Kimishima em seu disco Eitaisuru Kemuri (映帶する煙), ou, em tradução literal, Filmando a Fumaça, se debruça: nos sentimentos produzidos por essa vida efêmera cheia de possibilidades. O projeto se desenvolve em sua lírica profunda sobre a vida por meio de flexões eletrônicas misturadas com folk.

Em "Eitai Suru Kemuri", por exemplo, nota-se que o som não é apenas um elemento qualquer, moldando as temáticas das composições. Se utilizando de rabiscos, distorções vocálicas e até mesmo de variados ecos sonoros, o artista permite que estas sejam ferramentas sedimentadoras no desenvolvimento das narrativas contidas em suas canções, como a citada.

Além disso, o disco transita muito bem entre suas mudanças climáticas, então não se assuste se, após um folk acústico com voz e violão, houver um rock alternativo cheio de guitarras ferozes — "No Heavenly" estou falando de você — ou um indie pop de som cintilante.

É inevitável a plena consciência de que este trabalho estará sempre mudando de humor, pois ele acompanha as transformações sentimentais do intérprete que está tentando “filmar a fumaça”, ou seja aquilo que facilmente pode nos escapar [o efêmero] pelas mãos.

Selo: Apollo Sounds
Formato: LP
Gênero: Folk / Folktrônico
Joe Luna

Futuro graduando de Economia Ecológica (UFC), 22 anos. Educador ambiental, e redator no Aquele Tuim, onde faço parte das curadorias de MPB, Pós-MPB e Música Brasileira e Música Latina/Hispanófona. Além disso, trago por muitas vezes em minha escrita uma fusão com meu lado ambientalista.

Postagem Anterior Próxima Postagem