Crítica | Nas Trevas Com Elas


★★★☆☆
3/5

MC FREITAS ZS deu seguimento a sua ascendência criativa em 2024 com o EP Nas Trevas Com Elas, lançado em 15 de agosto. O produtor de Juquitiba, em São Paulo, começou o ano com o álbum Destrói Infância, seguido quase seis meses depois por Inimigos do Silêncio, que entrou na lista de melhores projetos de funk de 2024 (até agora) do Aquele Tuim. O novo lançamento mantém a essência de FREITAS e explora de forma confortável os fundamentos do funk mandelão.

Grande destaque do EP, “Brincadeira das Trevas” começa os trabalhos com a união envolvente de kicks secos e berimbaus desconstruídos do submundo. Com contribuições de MC DENADAI, NCCO e DJ DKT, a faixa gradualmente cresce para um final épico com sucessivas explosões de graves agressivos e distorções hipnóticas.

O carisma do projeto é estampado com colagens de alguns clássicos camp da música brasileira: “Estúpido Cupido”, de Celly Campelo, “Dig-Dig-Joy”, da dupla Sandy & Junior, e “Minha Periquita”, do DJ Maluco. A inclusão dos trechos dá um tom despretensioso às faixas que as torna ainda mais divertidas. As colagens em “Míssel Teleguiado” e “Cupido do Mal”, porém, carecem de elementos unificadores para transições mais suaves entre as tags e os samples.

Com bruxaria imersiva e tuins transcendentais, Nas Trevas Com Elas se destaca como um projeto singelo de MC FREITAS ZS em suas cinco faixas. O produtor parece à vontade com suas concepções criativas, ciente de seu estilo autêntico e com grande potencial para elevar suas produções futuras.

Selo: Game
Formato: EP
Gênero: Funk / Funk Mandelão, Bruxaria
Tobia Ferreira

Emo de banho tomado e quase jornalista cultural. Graduando em Jornalismo pela USP e repórter do Aquele Tuim, em que faz parte das curadorias de Experimental, Eletrônica e Funk e R&B e Soul.

Postagem Anterior Próxima Postagem