Crítica | Músicas para ouvir antes do rolê


★★★★☆
4/5

Em Músicas para ouvir antes do rolê, Adame aprofunda sua visão sobre as congruências que ligam o funk às nuances noturnas da música eletrônica. Desde que surgiu na cena, o capixaba sempre fez questão de explorar o potencial da união entre esses dois mundos em seus trabalhos, mas nunca fez isso de forma tão completa quanto aqui. Isso porque as faixas que compõem o EP não apenas servem como o combustível perfeito de um esquenta pré-rolê, mas também carregam todas as reservas necessárias para manter a energia elevada durante e até após a festa.

Do berimbau metalizado da primeira faixa ao drum n bass hipnotizante que encerra o disco, o DJ utiliza a ambiência do techno e as batidas marcadas do funk para compor suas montagens, que nos melhores momentos transportam os bailes para as boates e vice-versa. “Acidddd” é o maior exemplo disso, onde o drop típico do mandelão é moldado na forma de um sintetizador de acid techno, antes de assumir outra variação: “É o beat serie gold”, que vem conquistando mais espaços para além da região capixaba e, dentro das experimentações de Adame, é uma das peças centrais. Numa jogada de mestre, ele troca os graves mais secos do beat de “Bate o pezinho” por algo mais deslizante, semelhante a um bass slide de drill, que por um momento parece seguir as instruções do sample: “Encosta nela, prende e puxa”.

Músicas para ouvir antes do rolê é um dos lançamentos de funk mais divertidos de 2024, daqueles que você deixa em looping e só se dá conta quando olha pro relógio e percebe que a hora já virou. Evidentemente, também é bastante imersivo, com construções que por vezes soam quase alucinantes. Em um dado momento de “Solta essa piranha”, uma das faixas mais exemplares nesse quesito, Adame turbina a pressão nos kicks, dispara tuins e nos leva de volta à era do tamborzão. Aqui, a música bate mais forte do que qualquer entorpecente.

Selo: Vandal System
Formato: EP
Gênero: Funk / Mandelão, Beat Serie Gold, Techno
Marcelo Henrique

Marcelo Henrique, 21 anos, estudante e redator das curadorias de Pop e R&B/Soul do Aquele Tuim.

Postagem Anterior Próxima Postagem