
5/5
Com MPC (Música Popular Carioca), Papatinho revisita as raízes do funk carioca noventista sob um olhar moderno e estruturado. Apostando no miami bass e no DNA dos bailes que moldaram o som das comunidades do Rio, o projeto entrega, ao mesmo tempo, uma homenagem e uma reinvenção dos clássicos daquela época. O uso da MPC – a lendária máquina de produção musical – representa tanto uma referência direta ao equipamento quanto uma metáfora para os “anos dourados” do gênero.
A curadoria de participações é um dos pontos altíssimos do disco: quase todos os artistas são do Rio de Janeiro, o que fortalece a ideia de um tributo genuíno à cena. A exceção honrosa fica para Stevie B, nome essencial do freestyle e do chamado "funky melody". Sua presença na última faixa, “COME BACK”, aparenta fazer alusão ao seu grande hit – “Spring Love (Come Back to Me)” – e resgata trechos desse sucesso e de "Funky Melody", encerrando o disco com um tom nostálgico e internacional.
Papatinho movimenta as pistas, mas abrir mão da estrutura e da intencionalidade não faz parte do seu repertório. Faixas como "SOLTA O PANCADÃO", com TZ da Coronel e MC Cidinho General, e "PIXADÃO NO BAILE", com L7 e Leall, revelam uma química única entre os convidados, sempre bem conduzidos pelas ambientações e estéticas marcantes da época. Já “PASSE A RESPEITAR”, com Naldo Benny, BK, Fernanda Abreu e DJ Chernobyl, explode em potência e remete diretamente aos tempos áureos da Furacão 2000.
MPC é uma cápsula do tempo ressignificada, e o cuidado gráfico do projeto, assinado por @rxbisco, reforça esse conceito com artes pensadas para possíveis mídias físicas como CD, fita K7 e vinil. O resultado é um álbum que consolida ainda mais Papatinho como um produtor versátil, atento às raízes e às tendências, capaz de cruzar fronteiras sonoras e culturais com coerência, celebrando o funk como ele sempre foi: popular, dançante e coletivo.
Selo: Universal Music
Formato: EP
Gênero: Funk / Miami Bass