Crítica | Στον Ελαιώνα / Ston Elaióna


★★★★☆
4/5

O trabalho de entonação na música experimental surge como uma alternativa inconformista às maiores reflexões do gênero em relação a abordagens como as encontradas no minimalismo. John Also Bennett, assim como grandes nomes desse tipo de composição, como Kali Malone, parte da premissa instrumental orgânica – no seu caso, a flauta – e sempre opta pelo acompanhamento com sintetizadores. Mas ele vai além, e seu novo álbum, Στον Ελαιώνα / Ston Elaióna, expande-se para além da devoção a tons meditativos.

Há uma construção completa de atmosferas aqui, principalmente porque Bennett criou a grande maioria das peças nas primeiras horas da manhã, o que confere a momentos como "A Handful of Olives" uma espécie de naturalidade, ainda que o drone perfure sua duração e se estenda além do rigor da entonação. É um momento em que reconhecemos a força e a forma como o artista busca aplicar o sentido emotivo do minimalismo às suas composições. É como se estivéssemos assistindo a uma pena cair lentamente de um prédio de cem andares – uma mistura de contemplação e emergência que nos arranca da posição de meros ouvintes.

É também por isso que Bennett busca alcançar uma certa variação na experiência. Ele opta, como em "Easter Daydream", por gravações de campo – sons capturados ao longo de um dia de procissão dos sinos da pequena igreja em frente ao seu apartamento durante a Semana Santa Ortodoxa – apresentando o ouvinte ao seu entorno, especialmente àqueles que podem ter dificuldade em compreender esse contexto imediatamente. É, acima de tudo, uma abordagem que busca mesclar profundamente os diferentes estágios do desejo do compositor de nos levar além dos limites do som.

Compre: Bandcamp
Selo: Shelter Press
Formato: LP
Gênero: Experimental

Matheus José

Graduando em Letras, 24 anos. É editor sênior do Aquele Tuim, em que integra as curadorias de Funk, Jazz, Música Independente, Eletrônica e Experimental.

Postagem Anterior Próxima Postagem