Crítica | THIS IS FOR


★★★☆☆
3/5

O TWICE nos últimos anos vem adotando uma identidade musical mais flexível, apresentando frequentemente mudanças de sonoridade significativas mas que conseguem preservar os aspectos essenciais das qualidades do grupo. THIS IS FOR representa mais um passo dessa evolução constante em sua discografia. Aqui, percebo a incorporação de diversos estilos que estão em alta, abordagem comum das artistas fazerem, mas a sua personalidade artística está mais alinhada ao R&B e hip hop, em uma intensidade muito mais forte que em seus outros discos. Mesmo com essas transformações e a diversidade de ritmos, essas músicas funcionam por afirmarem a habilidade excelente do TWICE de criar bons ganchos, entendendo o que funciona e torna suas músicas cativantes em diferentes contextos.

A natureza eclética da obra se mostra já de imediato a partir da introdução, “FOUR”, que se apresenta com um som completamente diferente de tudo o que o grupo já fez. É uma exploração que se aproxima das batidas do funk mandelão e do seu potencial sonoramente agressivo. Já chama atenção logo de início por representar uma forte desconexão com a face artística mais marcante de TWICE, desvinculada ao pop animado, dançante, doce, ingênua e fofa. As faixas seguintes seguem explorando uma gama de estilos: alguns dos que mais se destacam são o atlanta-bass de “THIS IS FOR”, o dancehall de “RIGHT HAND GIRL”, e o aceno para o afrobeats, em um estilo que remete à influência de Tyla na música pop africana e, consequentemente, na indústria fonográfica mundialmente, mas com um pouco menos de proeminência de elementos do amapiano, como em “G.O.A.T.”.

Apesar dessa natureza eclética, a equipe de produtores e compositores é muito competente ao mostrar bom conhecimento sobre os gêneros explorados e o que, em termos de composição melódica. Por isso, por exemplo, o gancho envolvente de “RIGHT HAND GIRL” tem excelência em potencializar a energia imponente de seu dancehall tomado por graves fortes, enquanto “THIS IS FOR” mostra, assim como outras aventuras do TWICE no atlanta-bass, a exemplo especialmente de “Basics”, uma das melhores b-sides da carreira das artistas, excelente domínio dos aspectos do gênero. Esse empenho que se refere a abordagem não ocorre apenas na instrumentação, que fortalece nos eletrônicos usados as raízes do estilo no electro, de maneira muito divertida, que remete fortemente às músicas pop na época em que ritmos como o atlanta-bass, electro e freestyle estavam no auge, mas também, as melodias incorporam uma sensibilidade do R&B contemporâneo, que é muito característica das produções do gênero. Já “G.O.A.T” apresenta em sua composição melódica um tom sensual e instigante, que dialoga muito bem com as baterias afro tomadas por sintetizadores etéreos.

Sob esse prisma, é de fato a diversidade de abordagens bem realizadas que tornam THIS IS FOR um disco que consegue promover uma experiência divertida. É não apenas uma mistura de sensações e ritmos bem representados, mas é intrigante como tudo consegue fluir naturalmente e soar extremamente coerente. Mesmo adotando essas qualidades, acredito que as músicas no geral estão longe de alcançar o impacto de alguns recentes lançamentos do grupo, por mais que elas preservem alguns aspectos que tornaram a sua discografia bastante sólida desde 2019 — especialmente a versatilidade e a boa construção de melodias. De qualquer forma, acredito que o TWICE entrou em um ponto de consistência forte, conseguindo encontrar formas de se reinventar sem nunca perder o que torna a música delas interessante.

Selo: JYP ENTERTAINMENT
Formato: LP
Gênero: Música do Leste e Sudeste Asiático / K-Pop, Dance-Pop, R&B Contemporâneo

Davi Bittencourt

Davi Bittencourt, nascido na capital do Rio de Janeiro em 2006, estudante de direito, contribuo como redator para os sites Aquele Tuim e SoundX. No Aquele Tuim, faço parte das curadorias de Música do Leste e Sudeste Asiático, Pop e R&B.

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