
★★★☆☆
3/5
3/5
Se estamos vivendo um levante do funk do Espírito Santo, assim como houve com o de BH, ainda não dá pra saber. O que se pode afirmar é que grande parte dos destaques vindos de lá tem o dedo de DJ KN DE VILA VELHA. No novo EP do DJ Kiko Da Vila, por exemplo, são três faixas que carregam características firmadas por KN em seu magnum opus Terra do KN, Vol. 2., além da própria presença dele nessas faixas. Claro que há uma autonomia evidente por parte de Kiko, principalmente na maneira como ele reúne as acapellas em torno do beat fino.
Aqui, no entanto, há um uso mais evidente e natural de instrumentos que acompanham esses elementos já estabelecidos. O piano em “Receba Sua Vagabunda”, que se mantém durante toda a faixa, chama atenção não só por acompanhar com precisão o desenrolar do ritmo e dos MCs, mas por criar um fluxo de melodia que dá, de fato, um toque especial ao que o DJ cria. O mesmo acontece com o violino em “Tentei Não Ser Mlk”, cuja presença de KN grita ainda mais alto pelo flerte que promove entre o funk capixaba e o funk de BH, aspecto também evidente em “Te Fode Pá Hora”, que tem uma atmosfera mais fantasmagórica.
Ainda que isso não ocorra da forma mais inventiva do mundo, nem mais interessante do que em Terra do KN, Vol. 2, a forma como os DJs orquestram esses elementos aqui é igualmente viciante. É impossível resistir: na segunda ouvida, as obviedades se transformam na coisa mais divertida e criativa do mundo. O verso melódico em “Pitstop na Favela” é uma das coisas mais prazerosas de se ouvir no contexto do disco. É inimaginável os contornos que a acapella assume aqui, com um controle absurdo de técnica e precisão temática.
Selo: EBDS PRODUTORA
Formato: EP
Gênero: Funk / Funk Capixaba