Crítica | Ckay The Second


★★☆☆☆
2/5

CKay the Second é a volta a algo mais introspectivo, contido e guiado por um tempo mais lento — um contraste evidente com o clima vibrante e viral que marcou CKay the First. Se o EP de 2019 impulsionou o artista nigeriano para o estrelato global com o fenômeno “Love Nwantiti” e seus remixes infinitos, aqui ele aposta em apenas seis faixas. A proposta desacelera, mas será que funciona?

Lançado em junho de 2025, o projeto foi apresentado como uma continuação do EP de 2019. Só que, em vez de repetir a fórmula do sucesso, CKay opta por outro caminho: menos frenético, mais contido.

O foco lírico permanece no amor e seus labirintos, mas agora com mais pausas do que picos. “Tey Tey”, faixa de abertura, é um romance conduzido em ritmo médio. Já “Forever” desacelera mas se destaca como a balada mais sensual e envolvente do EP — e também a que conquistou o maior número de streams até aqui. Talvez por ser o único momento em que a combinação entre voz e beat realmente acende alguma faísca mais forte.

As colaborações tentam adicionar sabor ao conjunto, mas nem sempre conseguem. “Again”, com Sabrina Claudio, lembra uma kizomba moderna, suave, com uma química vocal que funciona bem, mas é só isso, nada de surpreendente dado o potencial de ambos os artistas. E “Nothing Spoil”, com Bella Shmurda, não empolga como poderia. O street-pop do feat se dilui na estética mais comedida do projeto.

Faixas como “Permit Me” e “Say No More” passam quase despercebidas. A primeira, inclusive, é um dos momentos mais monótonos do EP, como se CKay estivesse apenas preenchendo espaço. O clima geral é de contenção, e o risco disso é soar… esquecível. Estamos em agosto e nenhuma faixa realmente emplacou, o que contrasta com o impacto duradouro do primeiro EP.

No fim das contas, CKay the Second é um projeto que tenta se afirmar pelo “menos é mais”, mas corre o risco de ser apenas menos. A proposta de mergulhar em um Afrobeats mais emocional e desacelerado é interessante, mas o resultado carece de memorabilidade.

Selo: Boyfriend Music
Formato: EP
Gênero: Música do Continente Africano / Afrobeats
Viviane Costa

Graduanda em Jornalismo, apaixonada por Música, Arte e Cultura. Integra a curadoria de Rap e Hip Hop do Aquele Tuim.

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