Os discos mais aguardados de 2026



Uma lista com Adame DJ, Björk, Beyoncé, DJ RD DA DZ7, Lana Del Rey, Letts, Maria BC, Madonna, Robyn e mais!

Entre certezas e incertezas – algumas mais definidas, outras nem tanto – reuni aqui uma seleção de álbuns que, de memória e com a ajuda de alguns colegas, aguardo ansiosamente o lançamento ao longo do ano. São lançamentos que despertam expectativa não só pelo histórico dos artistas que os lançam, mas também pelas possibilidades que abrem em termos de som, temas e impacto.





A$AP Rocky - Don't Be Dumb

A$AP Rocky é um dos vários nomes que estão há anos sem lançar material inédito ou, ao menos, um álbum regular. Ele finalmente retorna com Don’t Be Dumb, trabalho aguardado desde meados de 2024.

Lançamento: 16 de janeiro



Adame DJ - TBA

Adame DJ tem desempenhado um papel singular na classificação de estilo e nos desdobramentos do cruzamento entre o funk e a música eletrônica formal. Seu último álbum, Músicas para ouvir antes do rolê, figurou em quarto lugar na nossa lista de melhores discos de funk do ano. Agora, resta aguardar seu novo empreendimento.

Lançamento: sem previsão



bieL onLine & JLZ - SAMSA

No ano passado, JLZ esteve envolvido em um dos discos mais celebrados por nós, Medio Grave, ao lado de GG. bieL onLine também figura com frequência em nossas listas e recomendações a cada novo lançamento. A união desses dois nomes, sempre em nosso radar, desperta tanta curiosidade quanto a ansiedade pela chegada de SAMSA, EP que em breve estará disponível para escuta.

Lançamento: sem previsão



Björk - TBA

Björk dispensa apresentações. Em 2025, ela anunciou que lançaria um novo álbum em 2026, trabalho que dará continuidade a essa nova fase de sua carreira iniciada com Fossora, um dos melhores discos da década de 2020 até agora, ainda que bastante subestimado.

Lançamento: sem previsão



Beyoncé - TBA (Act lll)

Outra que também dispensa apresentações é Beyoncé. Depois de COWBOY CARTER lhe render o prêmio de Álbum do Ano no Grammy – algo que, para mim, não significa muita coisa – e de sua presença nas principais listas da década com RENAISSANCE, há quem diga que seu próximo disco encerrará a trilogia iniciada no dance, que passou pelo country e agora pode desembocar no rock. É impossível não ansiar pelo que ela pode entregar caso esses boatos se confirmem.

Lançamento: sem previsão



Clau Aniz - Mácula

Previsto para ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano, Mácula vem sendo aguardado há bastante tempo por quem acompanha a trajetória de Clau Aniz. No fim do ano passado, ela lançou o excelente single “E olhar de longe as brasas que dançam na superfície”, que oferece um gostinho do que o álbum pode vir a ser.

Lançamento: sem previsão



DJ RD DA DZ7 - TBA

Uma das melhores revelações do funk na década de 2020, DJ RD DA DZ7 vem redefinindo cada vez mais a estética do gênero a cada lançamento. No ano passado, ele deu novos contornos à noção de composição no funk com um dos melhores e mais importantes discos já lançados na história do movimento. É de se esperar que, em 2026, ele repita o feito, e nós não poderíamos estar mais sedentos por isso.

Lançamento: sem previsão



EXO - REVERXE

O grupo de k-pop, conhecido pelos excelentes vocais e por lançar alguns dos discos mais importantes do gênero, retorna agora com uma formação marcada por desfalques e prévias pouco animadoras sobre os caminhos que pretendem seguir. Ainda assim, resta aguardar: sabemos que até mesmo o pior lançamento deles tende a ser melhor do que o melhor lançamento do BTS.

Lançamento: 19 de janeiro



HALC DJ - TBA

Depois de lançar um dos discos-manifesto mais relevantes do funk enquanto produto brasileiro de música eletrônica periférica, HALC DJ prepara o terreno para mais um lançamento que promete extrapolar as barreiras do som e da narrativa.

Lançamento: sem previsão



Irene - TBA

O primeiro álbum completo de Irene, do Red Velvet, pode ser decisivo para os rumos futuros do grupo e da SM no k-pop neste novo ano que se inicia. Com a previsão do retorno do BTS e a queda acentuada nas vendas de discos, a responsabilidade recai sobre os grandes artistas que pretendem lançar trabalhos realmente significativos. Não tenho dúvidas de que ela pode entregar um dos grandes acertos nesse sentido em 2026. É pra ficar de olho.

Lançamento: sem previsão



Lana Del Rey - Stove

Pessoalmente, já nem sei mais o que dizer sobre esse disco, apenas que estou ansioso. E é bem possível que ele nem chegue a ser lançado em 2026, de tantos adiamentos e mudanças de nome ao longo do caminho. Lana Del Rey sendo Lana Del Rey.

Lançamento: sem previsão



Letts - TBA

É possível contar nos dedos as figuras femininas que vêm trabalhando de forma tão assídua quanto Letts no funk. Ela esteve envolvida em alguns dos muitos lançamentos excelentes do gênero no ano passado e, desde então, vem preparando o terreno para o lançamento de seu disco.

Lançamento: sem previsão





Maria BC - Marathon

Maria BC tem um envolvimento muito particular com seus materiais. Além de estar sempre presente em todos os processos, ela faz questão de imprimir seu toque especial em cada um deles. Esse toque, que varia em tom e intenção a cada lançamento, nos leva agora a Marathon, disco para o qual cabe a nós apenas aguardar e descobrir qual será a vez.

Lançamento: 27 de fevereiro



Mandy, Indiana - URGH

Depois de lançar um dos melhores discos de 2023, i’ve seen a way, o quarteto de Manchester retorna com URGH, projeto que acentua o som por eles desenvolvido e que já pode ser percebido nos dois singles que antecedem o lançamento, “Magazine” e “Cursive”.

Lançamento: 6 de fevereiro



Madonna - Confessions on a Dance Floor Part 2

No fim do ano passado, Madonna lançou uma nova versão em celebração aos 25 anos de Confessions on a Dance Floor, seu disco mais dançante. Ela conhece bem o potencial desse álbum dentro da música pop, especialmente na década de 2020, que se refletiu em trabalhos como Future Nostalgia, de Dua Lipa, e What’s Your Pleasure?, de Jessie Ware. Como não é boba, prometeu uma suposta continuação, na qual já estaria trabalhando há algum tempo. Pessoalmente, tenho minhas dúvidas, mas é difícil imaginar que seja pior do que seus últimos álbuns.

Lançamento: sem previsão





Robyn - Sexistential

Outra veterana que promete chegar com força em 2026 é Robyn. Os três singles lançados por ela são ótimos, com destaque para “Dopamine”. Sexistential será seu primeiro álbum em nove anos e chega ao público com nove faixas. Trata-se de um dos lançamentos mais previsíveis — no melhor sentido — deste ano, já que sabemos que será excelente, sobretudo por vir na esteira de Honey, talvez o melhor disco de sua carreira.

Lançamento: 27 de março



Steve Lacy - OH YEAH?

Pouco se sabe sobre o novo álbum de Steve Lacy, além do lançamento, no ano passado, do single “Nice Shoes”, descrito como uma prévia de OH YEAH?. O mais interessante está justamente na sonoridade da faixa: um breakbeat com forte influência do jungle. É um território novo para ele, e se o disco seguir por esse caminho, é bem possível que tenhamos uma grande surpresa em 2026.

Lançamento: sem previsão



Sam Wenc - Language At An Angle

Descrito como um poema sinfônico em oito partes, Language At An Angle marca a reestreia de Sam Wenc na música e seu primeiro lançamento sob o próprio nome – anteriormente conhecido como Post Moves. O disco é tanto a culminação de sua prática quanto uma homenagem à falecida Susan Alcorn, cuja influência permeia toda a obra.

Lançamento: 30 de janeiro

Matheus José

Graduando em Letras, 24 anos. É editor sênior do Aquele Tuim, em que integra as curadorias de Funk, Jazz, Música Independente, Eletrônica e Experimental.

Postagem Anterior Próxima Postagem