Crítica | Soundtrack to Great Sex


★★★☆☆
3/5

O álbum de estreia de Eli Jae chega com uma proposta ousada: transformar o R&B e a afro-fusion em uma experiência sensorial inteira. Soundtrack to Great Sex não esconde sua intenção no título e surpreende pela forma em como costura desejo, intimidade e musicalidade num mesmo disco.

Ele abre o disco com “Ready”, quase como um prólogo: “vocês estão preparados para o que vem aí?”. A partir daí, Eli se dedica a criar uma narrativa em que cada faixa é um passo dentro desse universo. “Taste Amazing” é um ótimo exemplo, mistura R&B e afrobeats se entrelaçando em camadas vocais que soam sinestésicas, fundindo corpo e som de forma natural.

A produção do disco — conduzida por nomes como, por exemplo, LeriQ, que já trabalhou com gigantes como Burna Boy e Wizkid — tem intensidade rítmica vinda da fusão da musicalidade afro com a suavidade do R&B, uma construção que amplifica sensações.

Entre os destaques, “Your Body”, segundo single, é totalmente alimentada pelo afrobeats, enquanto “Sexual Healing”, primeiro single, mergulha em um clima mais íntimo, com vocais que traduzem desejo e paixão. Outras faixas como “Enter” e “No Yawa” também apresentam o papel de canções fixadoras, aquelas que grudam fácil na cabeça.

O próprio Eli explicou a ideia por trás do projeto: “Eu chamo este álbum de ‘agora’ porque ele foi criado para potencializar o prazer e as experiências íntimas. Todo ouvinte deve sentir a mesma liberdade e conexão que senti ao criar estas músicas.” Essa fala traduz muito do que se ouve, uma tentativa de fugir do hit pronto, do viral de TikTok, e propor uma escuta mais inteira, mais conectada ao presente.

É um trabalho muito maduro, além de que, Eli tem uma voz característica e sabe se colocar dentro de um mercado saturado como o do afrobeats sem perder sua própria identidade. Talvez ainda falte aquele single explosivo capaz de romper as barreiras comerciais, como aconteceu com faixas do EP Blend de 2023, mas aqui parece claro que esse nem é o objetivo principal. Soundtrack to Great Sex funciona, de fato, como trilha sonora de uma ótima transa, mas também é uma declaração de intenções de um artista que está mais interessado em construir atmosfera, musicalmente falando, do que em caçar o próximo hit.

Selo: Squareball Entertainment
Formato: LP
Gênero: Música do Continente Africano / R&B, Afrobeats

Viviane Costa

Graduanda em Jornalismo, apaixonada por Música, Arte e Cultura. Integra a curadoria de Rap e Hip Hop do Aquele Tuim.

Postagem Anterior Próxima Postagem