Crítica | Blue Valentine


★★★★☆
4/5

No primeiro álbum completo do NMIXX, as artistas fazem um exercício de potencializar suas características musicais, trabalhando de forma mais sólida e bem-sucedida em seu conceito de misturas sonoras singulares. Esse álbum é a excelente síntese do conceito de mixx-pop: um pop ousado, cheio de surpresas e mesclas de gênero inesperadas. Isso não é feito na estrutura das músicas em si, como se via no início do grupo – e que nem sempre funcionava –, mas sim na variedade da lista de faixas e no experimentalismo de gênero.

É uma experiência diversa e surpreendente escutar Blue Valentine, com as diferentes incursões por sonoridades exploradas de forma muito criativa. O disco inicia com duas faixas pop rock fenomenais: “Blue Valentine”, com seu pop rock oitentista animador, e “Spinnin On It”, com seus ganchos poderosos perfeitamente ajustados ao rock, junto de influências do R&B noventista, principalmente nos breakbeats do UK street soul.

Depois, o disco entra em uma seção eletrônica arrebatadora, com “Phoenix”, uma canção frenética que mistura melodias de sintetizadores imponentes do funk mandelão a breakbeats intensos, enquanto “Reality Hurts” se mostra uma das peças mais ousadas do k-pop, com seu techno de texturas mecânicas e industriais. “Rico” é outro flerte com o clube – aqui mais alinhado ao reggaeton, em uma visão ampliada da cena dance music global do neoperreo – e talvez uma das utilizações mais interessantes do estilo já feitas dentro do k-pop.

Game Face” tem sonoridade fortemente inspirada no R&B dos anos 1990, com batidas cruas próximas ao hip hop do mesmo período, num tom alegre e incandescente. “Crush On You” é um afrobeats energético e cheio de cor. “Podium” aposta em um pop eletrônico de batidas imponentes e ritmo incessante. Nesse sentido, o álbum se mostra como uma mistura de referências criativas e divertidas, nos conduzindo à surpresa a cada momento. Reafirma, por fim, o NMIXX como um dos grupos mais inventivos e destemidos do k-pop na atualidade.

Selo: JYP Entertainment
Formato: LP
Gênero: Música do Leste e Sudeste Asiático /K-Pop
Davi Bittencourt

Davi Bittencourt, nascido na capital do Rio de Janeiro em 2006, estudante de direito, contribuo como redator para os sites Aquele Tuim e SoundX. No Aquele Tuim, faço parte das curadorias de Música do Leste e Sudeste Asiático, Pop e R&B.

Postagem Anterior Próxima Postagem