Crítica | Ultra Psicodelia Reversa



★★★★

Ultra Psicodelia Reversa é sucinto na intenção de impor uma nova perspectiva repleta de equimoses percussivas ao funk.

Atento às microtendências do funk, NCCO prepara sua própria observação do gênero, partindo da remodelação de algumas características já definidas e contando com a ajuda de nomes importantes como d.silvestre e MC DENADAI.

Ultra Psicodelia Reversa, como o título sugere, funde elementos psicodélicos desenvolvidos sinteticamente com funk. O resultado é facilmente identificável: seu formato curto, com apenas três faixas, é sucinto na intenção de impor uma nova perspectiva repleta de equimoses percussivas que rompem com o diagrama estético, por vezes, monotemático do gênero.

“Experimental Baile”, por exemplo, que traz um sample de “Beat dos Alterna”, de d.silvestre, segue uma normalidade até que sua estrutura seja fragilizada por uma sequência de tiros secos de uma batida comum, mas que soa transgressora no contexto de distorções e repetições. “Agressivo Desgraçado”, remix da faixa lançada por d.silvestre e MC DENADAI em 2022, é composto (ou recomposto) por uma agressividade mais atual, com alta densidade de ruídos e batidas que soam furiosamente irregulares.

“Glock Cilindrada”, ponto alto da prensa reformulativa de NCCO, é também a ponta de lança do EP. A faixa ecoa marcações recentes que chamaram a atenção da cena, como o beat bolha, mas que é alternado por batidas cilíndricas que compõem um espaço difuso na concepção do que é supostamente novo.

É interessante, porque o conjunto oferecido por NCCO não parece vir de um esforço máximo para reimaginar ou reinventar a roda — é a energia evolutiva do gênero cortada em uma peça enxuta que consegue, assertivamente, dar mais valor à renovação de laços, como a música deve ser vista.

Selo: Independente
Formato: EP
Gênero: Funk / Experimental
Matheus José

Graduando em Letras, 23 anos. No Aquele Tuim, faço parte das curadorias de Jazz, Música Independente, Eletrônica e Experimental.

Postagem Anterior Próxima Postagem