Crítica | Clancy


★★★★½

Definitivamente, não voltamos pra Trench, e isso é ótimo!

A missão de Clancy não era simples: terminar uma jornada de quase uma década, dando a ela um fim digno e que agradasse os fãs. Bom, parece que pro duo de Ohio, esse desafio foi mamão com açúcar. É claro que Tyler Joseph e Joshua Dun tinham em mente a importância que o capítulo final da história de Dema — iniciada em Blurryface (2015) — iria ter em sua discografia.

Por mais que a sonoridade se sobressaia pra maioria das pessoas na hora de se avaliar um disco, certamente pro público do Twenty One Pilots a narrativa possui um peso extremamente mais significativo, tendo em vista que em seu último disco, Scaled And Icy (2021), o LP obteve críticas mornas de revistas e jornais, mas, imprimiu extremo cuidado ao realizar uma livestream dedicada a lore contada entre os álbuns, mantendo os fãs instigados e sedentos por um novo material.

Mas, falando apenas de Clancy, quem esperava um Trench parte 2, pode ficar um pouco decepcionado. Ainda há certas passagens por sons antigos aqui, como em “Backslide”, canção que se encaixaria bem na tracklist de Blurryface. Ou então “Midwest Indigo”, na de Vessel (2013). Entretanto, mesmo pincelado por antigos sons, Clancy possui algo somente seu, de certa forma, visto que “Navigating”, “Next Semester” e “At The Risk Of Feeling Dumb” não se encaixam em nenhum dos seus álbuns anteriores do projeto.

As 3 possuem um som extremamente visceral, combinando bem com a temática escolhida para esta nova era. “Overcompensate” abre bem o disco, dando início a nova parte da história de Dema (continuada em “Navigating” e encerrada em “Paladin Strait”), enquanto a 8⁰ faixa, “Lavish”, passa a ser a mais surpreendente, possuindo uma produção um tanto diferente pros parâmetros da banda, é dona de uma letra bastante peculiar e divertida.

“Paladin Strait” encerra o trabalho com um certo mistério envolvendo a grande batalha final entre os personagens Clancy e Nico, sendo esta a maior faixa da carreira do duo até hoje, mais de 6 minutos de duração, e, certamente, um dos destaques do disco. Clancy, por fim, é um fechamento épico e emocionante pros fãs que acompanharam o Twenty One Pilots durante a última década. Mas, não deixa de ser convidativo a novos ouvintes.

Selo: Fueled By Ramen
Formato: LP
Gênero: Rock / Pop Rock
Davi Landim

Meu nome é Davi, curso jornalismo e sou viciado em escrever sobre música. No Aquele Tuim, faço parte da curadoria de Rock.

Postagem Anterior Próxima Postagem