Crítica | “Baddy On The Floor / Treat Each Other Right”


★★★★★
5/5

Em sua criação eletrônica, Jamie xx sempre dispensou batidas duras, sons cacofônicos extremos ou qualquer tipo de ritmo muito radical. Mas, diferente de percorrer uma superficialidade como ocorre com muitos DJs e produtores não pertencentes a alguma vanguarda, suas músicas contêm a vontade de aplacar uma vibe, uma leveza e uma sensação divertida que funciona tão bem graças ao poder único de Jamie de criar memórias.

“Baddy On The Floor”, primeiro single de seu futuro álbum, In Waves, é exatamente a união perfeita dos elementos que formam o jeito único do artista de colecionar alegria em suas diferentes amostras house. Mas é, acima de tudo, muito refrescante, e a presença de Honey Dijon completa a nova entrada de Jamie no campo da fanfarronice electrônica onde se situam as suas melhores peças. Desde os versos percussivos captados por pequenos samples vocais modificados repetindo “the baddy is on the floor / baddy on the floor”, até o piano e o instrumental borbulhante do baixo funky, tudo aqui parece empurrar o ouvinte para uma festa de elevador.

“Treat Each Other Right”, diferentemente, ainda permanece na festa, mas é mais emotiva. “All we got to do is treat each other right”, somos impulsionados a refletir enquanto as nuances confeccionadas pelo produtor são organizadas pela hipnose melancólica do future garage e suas cordas arrepiantes, que em união, formam a melhor ponte de 2024 até agora. E, se no passado Jamie dava atenção especial aos temas líricos de suas canções, no caso, aquelas feitas com seus parceiros de banda, Romy e Oliver, ou convidados — a enorme lista de colaboradores de In Colour — agora, ele parece livre disso:

“I promise you I will never do you wrong
When you call on me, I'll be there
And I'll never let you dow”

Selo: Young
Formato: Single
Gênero: Eletrônica
Matheus José

Graduando em Letras, 23 anos. No Aquele Tuim, faço parte das curadorias de Jazz, Música Independente, Eletrônica e Experimental.

Postagem Anterior Próxima Postagem