Crítica | Even In Arcadia


★☆☆☆☆
1/5

Sleep Token representa o metal mais higienizado e inautêntico possível. Parece ter sido criado sob medida para soar o menos agressivo possível, a fim de agradar a um público que conquistou com sua popularidade no TikTok, que não gosta muito de metal, mas ainda quer uma banda que seja um amuleto que comprove sua carteirinha de alternativo. Esse metal, no entanto, é tão pop que se assemelha mais a um pop alternativo datado da era do Tumblr, misturado a guitarras e baterias dolorosamente superproduzidas, incorporando efeitos de compressão e reverb que eliminam sua característica agressiva e poderosa, soando absurdamente falso.

Essas técnicas de produção parecem advir da influência do hip hop, trap para ser mais específico, dentro do catálogo da banda. É uma abordagem que não funciona, o resultado parece uma tentativa frustrada de apelar para ritmos que estão na moda e atrair a atenção do público jovem, mas é difícil para qualquer pessoa, com o mínimo de senso crítico, não perceber o quão grosseiro e forçado isso é. Há uma perspectiva conservadora de alguns fãs de metal que tendem a atacar qualquer abordagem moderna ao metal, mas a questão não está no gênero em si, mas sim no fato de que existem estilos de produção que funcionam bem em seus espaços específicos, mas não produzem bons resultados quando combinados. Existem maneiras de incorporar esses dois mundos a fim de realçar as melhores características de ambos, mas não é isso que acontece aqui. Enquanto há artistas no hip hop misturando 808s distorcidos com riffs de guitarra agressivos dentro do trap metal, Sleep Token faz o oposto: ele suaviza os aspectos ferozes do metal com o estilo de produção trap atmosférico.

Em seu disco anterior, de 2023, que os viu receber um forte aumento de popularidade, havia alguma substância que os tornava, apesar de ainda terem um apelo pop e uma qualidade bastante inconsistente, respeitáveis ​​como banda de metal. Quando quiseram explorar mais com djent, exploraram-no, com bastante inconvencionalidade e complexidade sonora dessa vertente. Com Even In Arcadia, eles parecem ter se rendido completamente ao seu público pop; os elementos do rock são tão absurdamente polidos que, reafirmando o que eu disse no início, é um disco de pop alternativo disfarçado de metal.

Selo: RCA
Formato: LP
Gênero: Pop / Alt-Pop

Davi Bittencourt

Davi Bittencourt, nascido na capital do Rio de Janeiro em 2006, estudante de direito, contribuo como redator para os sites Aquele Tuim e SoundX. No Aquele Tuim, faço parte das curadorias de Música do Leste e Sudeste Asiático, Pop e R&B.

Postagem Anterior Próxima Postagem