
★★★★☆
4/5
4/5
O lançamento de Soundgod Fest Vol IV marcou o retorno de Runtown depois de um silêncio prolongado desde Signs (2022). O EP, com apenas seis faixas, foi aguardado pelos fãs com expectativa e entrega uma experiência que passeia entre amor, ego, nostalgia e dualidade emocional, coisas que sempre rondaram seu perfil musical.
O projeto é muito apreciado pelo seu distinto som africano moderno que não abre mão de influências ocidentais. Essa fusão aparece de forma evidente em diversas faixas, inclusive “Flow” e “Do Me”, foram singles lançados antes do EP, o que ajudaram a manter o artista visível, alimentando a base de fãs e gerando aquele buzz que antecede grandes lançamentos.
“Mood Swings” abre o disco mostrando uma faixa de instrumentação sensorial, guiada pela calmaria de Runtown. Em seguida, “End A Man” pontua ser a energia mais baixa do disco e menos impactante diante das outras. Já”Bebe” é como uma espécie de “propulsora” do EP, trazendo refrões centrados, um tom mais animado e dando espaço para que a voz de Runtown não tenha interferências e aquela sensação de já ter sido ouvida em outros momentos.
Entre os destaques, “Do Me” se firmou como a canção de maior alcance em streamings. É uma faixa de energia média, marcada pelo contraste entre os versos de Runtown e a participação discreta de uma voz feminina no refrão. Mas é em “The Dangerous Hearts” que o EP atinge seu ponto mais alto, a colaboração com Mr Hudson cria uma atmosfera distinta, carregada de referências. Uma grande curiosidade é que essa música faria parte do disco Signs, mas precisou ser retirada por conta do sample de “The Sweetest Taboo”, da Sade. É realmente absurdo você prestar atenção nessa faixa e identificar o sample, pois é uma fragmentação muito fina da canção mas que deu todo um ar magnético.
Encerrando, “Flow” retoma o clima animado, mergulhando forte no afrofusion e ampliando a paleta sonora do trabalho. É uma faixa que traduz o diferencial do EP, uma mistura de ritmos e musicalidades que, mesmo sob o guarda-chuva do afrobeats, parecem como algo que os artistas nigerianos ainda não haviam explorado.
O que impressiona em Soundgod Fest Vol IV é a linearidade sonora, mesmo diante de todos os contrastes. Runtown equilibra nesse disco canções mais tristes e introspectivas com outras mais animadas, sem que se torne cansativo. O que resulta em um trabalho que, pela sua diversidade e fluidez, facilmente se mantém em rotação por muito tempo nos fones. Um EP muito equilibrado, que mostra um artista em constante busca por novas formas de expressar sua essência.
Selo: Soundgod Music
Formato: EP
Gênero: Música do Continente Africano / Afrobeats