
★★★☆☆
3/5
Habemus o novo Magdalena Bay! Eu sei que pode soar bobo e tudo mais, mas a forma como o duo de Los Angeles, After, surgiu me soa muito familiar. E não para por aí: o som produzido por eles desperta a mesma intensidade de sentimentos que o Magdalena Bay precisou provocar no ouvinte para solidificar suas propostas. A diferença é que o After vai um pouco além, usando a falsa nostalgia como artefato definidor de suas estéticas. No segundo EP lançado neste ano, há um esforço evidente em mostrar o quanto estão prontos para emergir como uma nova definição do Y2K, e não apenas no aspecto visual.
No Bandcamp, uma das tags que eles usam é “2000”, indicando a década que o som percorre, como se fosse necessário. Esse tipo de isca é curioso, pois escancara o modo como querem ser interpretados, como se isso já não fosse óbvio pela literalidade pop rock de momentos como “Baroque” e “Outbound”. O problema é que tanto essa estratégia de chamar atenção quanto o som em si parecem acenar para algo da atualidade que, de alguma forma, eles não conseguem alcançar, e talvez por isso recorram ao passado. “Where We Are Now” acena a Erika de Casier, mas sem a mesma precisão emocional dela; enquanto “Close Your Eyes”, do instrumental aos vocais, parece caminhar em direção a Caroline Polachek em algum lugar de Desire, I Want to Turn Into You, mas sem o empirismo pop dela.
É nessa assimilação que reside o problema. After EP 2 não é ruim, péssimo ou inaudível. Aproxima-se do Magdalena Bay justamente pelo que o seu entorno criativo pressupõe – suas literalidades na hora de recriar algum aspecto passado da música pop –, e é fácil convencer o ouvinte pelo mero prazer de escutar algo que desperte tanto reconhecimento quanto emoções distintas daquilo que ele já conhece. Mas a vida seria tão boa se consumíssemos música apenas pelo prazer, não? Ignorando sua formação, sua localização temporal e seu diálogo entre presente e passado. Se depender de projetos como o After, dificilmente haverá diferença entre um e outro.
Selo: Mom+Pop
Formato: EP
Gênero: Pop / Pop Rock