Crítica | Humildes do Soundcloud, Vol.2


★★★★

Coletânea de 52 faixas organiza a essência do funk aliado à música eletrônica.

Com 52 faixas divididas em LADO A e LADO B, o segundo volume da coletânea Humildes do Soundcloud dá uma guinada definitiva para o funk. São dezenas de artistas, produtores, samples, ritmos e ideias que colidem com a força gravitacional do sol. Da atual onda de valorização do funk no exterior, é um dos registros que melhor organiza a essência do gênero aliada à música eletrônica.

Veja, pela abertura do DJ RaMeMes com “Joga de Lado”, ao drum n' bass de DANNA em “SARRAKI”, o LADO A é pinhoso em seu potencial de natureza ácida, mas puramente justo em seus diferentes ruídos — há uma constante reconstrução de tendências, como o beat bolha em “BOLHAVERSO”, de Yandrel e Kaito, o pagodão em “ROLE PLAY” e o chill em “treta no kof”, de Tacash. É interessante notar, nessa primeira parte, como tudo é constituído por bases e beats num mesmo plano, em perfeito tom de unidade, ainda que mantenham uma distância segura de criação.


O LADO B, por sua vez, está mais distante da persuasão eletrônica. Aqui o funk não instrumental ganha espaço com rimas, letras e fragmentos vocais modificados para se adequar à ideia de coleção, embora a diversidade permaneça em pé o tempo inteiro, como no brega “LUNDU DA MÁ”, de DJ Má, o nostálgico rasteirinha de “Tambor ritmadinho”, do DJ VN DA VILA ou o noise tuimnizado de “BUCETADA”, de P13BEU e DJ ALYX.

Quando unidos, os dois lados exibem mais do que a pretensão lustrosa de serem um megazord do que há de mais interessante no cenário eletrônico/experimental brasileiro. É um disco que abre espaço para a expansão do funk, da criatividade e da intensa combustão de estilos, métodos e meios com que cada nome aqui contribui. É a música mais viva que temos.

Selo: guerrilha cuiabana
Formato: Coletânea/LP
Gênero: Funk / Eletrônica
Matheus José

Graduando em Letras, 23 anos. No Aquele Tuim, faço parte das curadorias de Jazz, Música Independente, Eletrônica e Experimental.

Postagem Anterior Próxima Postagem