3/5
Franz Ferdinand se encontra parado, estático, naquele exato momento de — acredite se quiser — fim de ciclos no zodíaco: eles precisam refletir e se transformar. The Human Fear é uma tentativa de avançar nessas duas posições, musicalmente falando, claro.
O problema é que eles mal conseguem fazer isso, porque há uma tentativa de emular muito do que fizeram no passado. E nisso soam repetitivos, desmotivados consigo mesmos e incapazes de explorar qualquer coisa além de sua própria autorreferência. Não que isso seja um erro enorme, um ato condenável, mas a perspectiva temporal e o contexto atual jogam contra o que foi o cenário explorado por eles antigamente.
The Human Fear é, portanto, um distanciamento do que fazer para prolongar uma carreira e, quem sabe, ao menos tentar se aproximar de uma normalidade que não existe mais da mesma forma. É um álbum estranho para dizer o mínimo, mas longe de ser absurdo em termos da forma como foi feito, com os meios musicais já conhecidos. Nisso, Franz Ferdinand ainda demonstra total capacidade.
Selo: Domino
Formato: LP
Gênero: Rock / Pop