Crítica | $exy Girl $ummer (Vol.1)


★★★★☆
4/5

Com apenas 23 anos, Darkoo entrega um dos projetos mais interessantes da temporada com o EP $exy Girl $ummer (Vol.1), lançado no fim de junho de 2025. Mais do que uma coletânea de hits solares, o trabalho é uma afirmação artística de identidade, poder e liberdade. Ao longo de oito faixas, a artista britânico-nigeriana constrói um verão próprio, quente, dançante, afiado e feito para mulheres grandiosas.

A faixa de abertura, “Like That”, chega com muita energia e ritmo e já figura entre as mais reproduzidas do disco, mesmo sendo uma das últimas a entrar no radar do grande público. Em “Psycho”, parceria com Victony, a vibe tropical dá o tom sem fronteiras, onde o afrobeat nigeriano aparece em evidência e com naturalidade.

A força do EP, no entanto, está na maneira como Darkoo articula temas como empoderamento, sexualidade e autoexpressão sem soar panfletária. Em vez disso, ela nos envolve na reflexão, tudo embalado por uma produção que mistura afrobeats, UK rap, dancehall e uma boa dose de musicalidade dos anos 2000, resultando em um trabalho totalmente feminino e feroz.

Darkoo, artista LGBTQIA+, imprime sua trajetória pessoal em cada detalhe do EP, das batidas aos samples, dos feats ao visual do projeto. Sua dupla identidade cultural, atravessada por vivências britânicas e nigerianas, se manifesta em cada faixa. Em “Favourite Girl”, maior sucesso do projeto que começou a circular em 2024 com uma versão com Dess Dior, virou hit no verão e agora ressurge com participação de Rema — ambas fortalecendo o sample da clássica "Diwali Riddim" de Lenky. Suas nuances revelam um domínio técnico e criativo extremamente apurado.

No final, há uma desaceleração notória. Em “Right Now”, parceria com Davido e Rvssian, percebemos suavidade e desejo. É uma balada sensual, cheia de ritmo, com toques de romantismo e malícia que em vez de apagar o calor das faixas anteriores, propõe um momento de respiro que transforma a despedida em prolongamento da experiência sonora.

Mais do que um disco de verão, $exy Girl $ummer (Vol.1) é um hitlist, que evoca representação e estilo além da qualidade. É um passo importante na trajetória de uma artista em ascensão, que já entendeu que seu som não cabe apenas em um lugar — e justamente por isso, chega a muitos outros.

Selo: Black Butter Records
Formato: EP
Gênero: Música do Continente Africano / Afrobeats
Viviane Costa

Graduanda em Jornalismo, apaixonada por Música, Arte e Cultura. Integra a curadoria de Rap e Hip Hop do Aquele Tuim.

Postagem Anterior Próxima Postagem