Crítica | PERSUASIVO


★★★★☆
4/5

É difícil ignorar o DJ XABLAU. Nos últimos meses, ele esteve envolvido em alguns dos mais interessantes discos de funk lançados recentemente, como Bruxaria Não É Phonk, do HALC DJ, Monarquia do Submundo, do DJ Roca, Nois Gosta do Barulho, do DJ Talala e 30XMAGO, do DJ LK Da VB, entre outros. E não é por menos, já que sua presença instiga a efetivação de certas características do funk paulista que ele carrega, e que vem enfrentando mudanças distintas. Se, por um lado, o bruxaria e o automotivo são forçosamente convertidos ao ‘brazilian phonk’, XABLAU os desconverte, e mostra que o produto feito aqui ainda é o mais genuíno.

A verdade é que desde seu disco METAMORPHOSIS, o DJ vem tentando impor contornos próprios à essa distorção provocada pelo uso de elementos do funk paulista, principalmente por gringos. Aqui, ele expande essa perspectiva, mas impõe melhor suas marcas – a faixa bônus, “Real Brazilian Phonk”, brinca com essa ideia perfeitamente. Não se parece nada com o phonk feito lá fora, porque é centrado numa proposição de sentidos pertencentes ao contexto criativo dele, e isso ninguém pode alterar.

PERSUASIVO é internamente baseado nisso, pois, como bem descreve XABLAU, trata-se da sua experiência com o bruxaria. Cada faixa carrega uma infinidade de elementos que se opõem, se relacionam e brincam com as direções que poderiam tradicionalmente seguir. Veja, por exemplo, o que acontece em “QUATRO PAU NA TUA GUELA”, em parceria com DJ Bosak e Mc Magrinho, que adere a uma frequência alta de fusão de estilos dentro do funk – há o sanfoninha, o tamborzinho, o automotivo – e estéticas oriundas do próprio processo de adaptação dos samples.

Pense, então, nesses fragmentos vocais presentes aqui – que se desviam do uso comum de acapellas de MCs – como se fossem gravações de rádio transformadas em palavra falada. Isso facilmente apontaria as criações do DJ para uma desconstrução de todos esses elementos, que se convertem em som, ritmo e melodia da mesma forma que discos baseados no epic collage costumam operar. Só assim, talvez, você perceberá como há avanços de noções distintas orquestradas por ele. É um jeito, uma forma de mesclar e sobretudo de descontextualizar esses sons, com a finalidade de criar algo novo, que beira o absurdo.

É como se aqui, XABLAU buscasse expor seu portfólio – pelo menos o que de novo ele produziu nesse meio tempo, já que nada aqui se assemelha, diretamente, ao que foi feito em suas parcerias com outros DJs e MCs. Por essa razão, PERSUASIVO é até que literal, pois se trata de uma busca por firmamento, estabelecimento e identificação das produções de XABLAU nesse espaço que ele procura. Não podemos dizer, portanto, que ele não consegue fazê-lo, pois cada segundo, cada minuto e cada fragmento criativo aqui grita o que ele pode propor, o que ele fez e o que ele pretende fazer no funk paulista. Talvez por isso seja um material que muitos podem estranhar, mas quem o acompanha já sabe muito bem do que se trata.

Selo: Independente
Formato: LP
Gênero: Funk / Beat Bruxaria

Matheus José

Graduando em Letras, 24 anos. É editor sênior do Aquele Tuim, em que integra as curadorias de Funk, Jazz, Música Independente, Eletrônica e Experimental.

Postagem Anterior Próxima Postagem