Crítica | Melodia&Barulho


★★★☆☆
3/5

A estreia de Maui, Melodia&Barulho, chama atenção pela diversidade de sons que o artista natural de Duque de Caxias explora. Em poucos instantes, ele transita do pagode ao grime, passando pelo funk e pelo afrobeats, mas sempre orbitando em torno do R&B. É nessa base que desenvolve um método extremamente consciente de onde e como quer chegar. Para isso, as colaborações de peso funcionam como etapas que ele avança a cada faixa, uma por uma, carregadas de estilo e concepções próprias. O melhor exemplo é “Te Ganhar”, com Tshawtty, Taleko e KOT D. A música parece brotar de um lapso temporal entre passado e presente: remete aos anos 2000 quando Tshawtty ecoa “We Belong Together”, de Mariah Carey, mas retorna ao agora ao mastigar grime e pagode, enquanto Maui suplica seus versos. Quando os dois se encontram, é coisa de outro mundo – o ponto alto do disco.

A primeira metade é marcada por essa diversidade de estéticas que consolidam a chegada de Maui, como se ele nos apresentasse sons que fazem parte de suas referências na música. O ritmo desacelera conforme o disco avança, mas o método de cantar R&B sob outros gêneros permanece. Em “Ontem À Noite”, com CL FEZ O BEAT e Taleko, a mistura de reggae com um pop de banda marcial resulta em um dos exemplos mais fortes da fusão que Melodia&Barulho propõe. Se dividirmos o título em duas partes, a “Melodia” representa o canto soul/R&B, enquanto o “Barulho” corresponde às múltiplas sonoridades presentes ao longo do álbum. Esse conceito se mantém até nos momentos em que exige maior esforço de escuta para captar o que Maui pretende, como em “Vai Segurando”, com MASKOTTE, KBrum, Bruno Kroz, Enigma e ANTCONSTANTINO, faixa que desponta com agressividade, tanto nos versos quanto nos sons – baixos estridentes e um grime rígido ditam o escopo para os convidados. Ainda assim, o disco evita grandes desvios, e o encaixe entre melodia e barulho só se fortalece conforme avança, em especial em “Bom&Novo” e “Buscar O Amanhã”, que trazem ótimos destaques para 2ZDinizz e Chediak.

Selo: Deck
Formato: LP
Gênero: Música Brasileira / R&B

Matheus José

Graduando em Letras, 24 anos. É editor sênior do Aquele Tuim, em que integra as curadorias de Funk, Jazz, Música Independente, Eletrônica e Experimental.

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