
★★★☆☆
3/5
3/5
Com a explosão de artistas como DJ Anderson do Paraiso, surgiram certas imposições estilísticas que são automaticamente associadas ao funk de BH. Horror e elementos sobrenaturais são algumas das marcas registradas mais diretas que nos vêm à mente ao ouvir outros artistas, inclusive... E é verdade que esses elementos são importantes e apontam diretamente para o que o gênero vem desenvolvendo nos últimos anos. Mas há outra vertente do funk de BH que soa menos literal e menos assustadora. MC TH DA SERRA e Os Gemeos da Putaria são referências em sua predisposição para neutralizar a soturnidade; suas músicas são completamente ligadas ao dia, não à noite.
Uma Parte Da Minha Vida transmite essa impressão com eficácia. O álbum, apesar de suas batidas minimalistas, versos lentos e breves intromissões de terror, é extremamente ensolarado. A faixa de abertura, “Clima Quente”, com participação do DJ Ws da Igrejinha e MC Dudu Sk, leva todos os sinais a sério. É excelente por vários motivos, principalmente por evocar “Não Vou Namorar”, essencialmente na parte que combina os sets dos MCs com as batidas "largas" e a já tradicional base funk. Apesar disso, é quase o completo oposto de tudo o que já saiu das mãos de TH DA SERRA e Gêmeos da Putaria, diferentemente das faixas seguintes, “Tô Levando a Vida” e “Dança Querida”, que contêm momentos extremamente próximos de seus maiores sucessos.
“Dança Querida” surge com violinos e uma voz quase suplicante do MC Xangai, que, em dueto com TH DA SERRA, parece apostar em versos com combinações que realçam perfeitamente a temática sensual da faixa, sem se aprofundar em terrenos mais libidinosos. É interessante, pois pressupõe uma maior universalização do funk belo-horizontino, uma abordagem mais "leve", mas com todos os elementos que o gênero consolidou e que o tornam uma das melhores coisas do funk e da música brasileira atualmente.
Selo: Dalãma Records
Formato: EP
Gêneros: Funk / Funk de BH