
★★★★★
5/5
Inspirado em Various Small Fires and Milk, livro de 1964 do artista americano Ed Ruscha, o novo álbum da compositora Lia Kohl oferece uma visão completa, ainda que enxuta, da maneira instintiva com a qual ela encara a música. As dezesseis faixas viajam pelo mundo e pelo tempo, organizadas em uma estrutura que chama atenção: cada uma tem exatos um minuto de duração. Nessa duração relativamente curta, Lia aproveita para expandir seu tato por gravações de campo e texturas que são lúdicas e, ao mesmo tempo, cheias de elementos que dão robustez às suas explorações.
O elemento-chave de cada uma dessas peças são os assobios, tomados e transmitidos de formas musicadas que, pessoalmente, me fizeram acreditar ainda mais no fato de que tudo pode convergir a composições tão lindas, em sentimentos tão afáveis e sensíveis. Há fragmentos vocais que parecem conversar conosco por meio de uma familiaridade emocionante. É como se a vida e o ambiente expostos por Lia não sofressem interferências, mesmo que ela fizesse questão de também se inserir neles. Sua visão é de puro contato.
Em “Barcelona (6:13 am, January 1st)”, última peça do disco, há um grupo de pessoas cantando juntas em Barcelona por volta das 6h da manhã de Ano Novo, capturado por Lia pelo chão de um Airbnb. É um gesto aparentemente simples, e é mesmo, mas a forma com que Lia transforma esse instante em música, parte integrante da sua jornada musical, diz muito sobre o que ela entende sobre tudo. É por isso que ela descreve esse trabalho como um som social e coletivo, que contrasta com a natureza solitária do assobio: o som e o modo com que o criamos partindo de nós mesmos, em qualquer lugar ou em qualquer ocasião. Só depende de um movimento, de uma intenção individual de produzir sons. Por isso a música aqui funciona como um contrapeso dessa individualidade que o assobio pressupõe, e tudo se torna uma celebração silenciosa da experiência compartilhada.
Compre: Bandcamp
Selo: Dauw
Formato: LP
Gênero: Experimental