
★★★☆☆
3/5
f5ve é um dos grupos mais peculiares que vemos atualmente na indústria musical: além de explorarem o j-pop em sua forma divertida e diferente, também expandem os seus horizontes além da música japonesa e abraçam o público internacional através de edições engraçadas, vídeos do TikTok e outros tipos de conteúdos – e que parecem funcionar muito bem. Desde 2023, elas vêm lançando canções e abordando diferentes energias que, em um conjunto, parecem encaixar perfeitamente.
Em 11 músicas e apenas 25 minutos, o grupo japonês apresenta o primeiro álbum de sua carreira, SEQUENCE 01. Contando com canções contagiantes como “Magic Clock” e outras mais introspectivas como “Jump”, nos deparamos com um elemento surpresa: “Sugar Free Venom”. A faixa, além de ser o sexto single do LP, também conta com a participação da cantora Kesha (isso mesmo). Em um pop rap que dá espaço para que a estrela de TikTok se mostre, a colaboração tem uma recepção mista — poderia, nitidamente, ser melhor.
Os verdadeiros ápices do álbum estão logo no início e no final. “Underground” embala um UK hardcore viciante e parece concentrar toda a essência de um electropop japonês em apenas dois minutos. Já no encerramento, “リア女 (Real Girl)” brinca com uma sonoridade bastante familiar no Japão — não é possível que só eu imagine uma abertura de anime ao ouvi-la —, mas de um jeito repaginado, que se encaixa perfeitamente com a proposta do grupo. O disco, como um todo, não traz exatamente um som inédito para os padrões japoneses, mas pode servir como base para que o f5ve conquiste espaço no cenário global, especialmente pelas influências de hyperpop e bubblegum bass.
SEQUENCE 01 não é uma estreia que passará despercebida — ou, pelo menos, é o que espero. Apesar de reunir diversas ideias em um único projeto, o álbum se mantém coeso e consistente. Existem falhas, faixas descartáveis e facilmente esquecíveis, mas também há acertos, principalmente no modo como trabalha a identidade que o f5ve vem tentando construir ao longo dos últimos dois anos: uma versatilidade que transita entre canções potentes e outras mais bobas e descontraídas.
Selo: LDH
Formato: LP
Gênero: Música do Leste e Sudeste Asiático / J-Pop, Electropop