Disco do mês (Junho)


Disco escolhido pelo editor

Durante todos os meses, uma curadoria interna será realizada por um de nossos editores com a intenção de escolher o melhor disco lançado naquele período.

M.B.D.T, DJ Arana

M.B.D.T é uma das coisas mais minimalistas já feitas no funk paulista até hoje. É irônico pensar nisso, pois a noção de minimalismo musical aqui é substancialmente diferente do que se tem em outros estilos de tradição de música eletrônica e experimental. Primeiro porque se refere a diminuição dos BPMs, que cria um espaço bem definido entre o som e a voz usada, como se fossem partes separadas, segregadas, entre si – há instantes em que a batida, sozinha, introduz a acapella de MC em completo silêncio. Após isso, tudo se repete infinitas vezes dentro de cada música, o que conecta esse minimalismo de efeito com as bases do funk automotivo. É interessante pensar que só agora DJ ARANA resolveu partir rumo a essas novas marcas, pois faz tempo que os DJs inseridos na cena de São Paulo vinham tentando recriar o esqueleto do funk de BH, que se aproxima do ritmado por ter uma estrutura naturalmente percussiva, mas dentro de uma lógica ainda pertencente a conjuntura paulista, ou seja, sem todo o tecido sombrio, gótico, de Belo Horizonte.

Matheus José

Graduando em Letras, 24 anos. É editor sênior do Aquele Tuim, em que integra as curadorias de Funk, Jazz, Música Independente, Eletrônica e Experimental.

Postagem Anterior Próxima Postagem